BDJT Interativa

Novidades - A BDJT faz aniversário e traz novidades!

A Biblioteca Dr. José Tavares (BDJT) está em festa! Neste ano de 2019 além de celebrarmos os 70 anos da Liga, e os 30 anos da promoção do ensino em nossa instituição, comemoramos o aniversário de 20 anos da BDJT!

Ao decorrer dessas duas décadas de história, muitas foram as modificações e reestruturações com o intuito de disseminar informações científicas de qualidade e oferecer sempre o melhor serviço informacional. Mudanças estas que vão desde a transferência da sua localização para a Escola de Oncologia, recebendo um novo espaço físico, até a ampliação dos serviços e fontes de informação, através de novas fontes, como o UpToDate e o Lexicomp, bem como a avaliação e renovação contínua de seu acervo físico. Seguem-se abaixo imagens comparativas da estrutura física da BDJT de 2005 e 2019.

Além da inovação da página da Biblioteca com novas funcionalidades, como o agendamento de serviços online, a BDJT a partir deste vigésimo aniversário, aproxima a dimensão social e cultural ao contexto da pesquisa e do ensino. Neste ínterim, configura-se como primeira ação o desenvolvimento do BiblioEncontro que pretende revelar aos usuários uma nova perspectiva dos serviços bibliotecários além de proporcionar uma experiência diferenciada com os produtos informacionais.

Diante do exposto acima, toda a equipe BDJT reafirma o seu compromisso em ser suporte educacional para comunidade científica, promovendo serviços de credibilidade e qualidade informacional, auxiliando o ensino, fomentando as pesquisas científicas e contribuindo assim, com serviços de saúde mais eficientes para quem precisa.

BiblioEncontro

Com o intuito de mostrar a importância cultural e social da biblioteca, além de oportunizar aos nossos usuários uma nova de perspectiva de leitura e de serviço informacional, a BDJT promoverá periodicamente o BiblioEncontro.

No BiblioEncontro, todos os usuários da BDJT são convidados a participar de novas experiências com a leitura, a arte e o bem estar. A dinâmica do encontro e as estratégias de interação serão determinadas após percepção e análises da equipe organizadora sobre as necessidades e buscas de cada um dos participantes do momento. Espera-se que cada BiblioEncontro seja único e possa contribuir de forma significativa aos nossos usuários.

Os encontros iniciarão ainda neste mês de Julho, e durarão cerca de uma hora. A periodicidade será inicialmente mensal, podendo ser reajustada mediante a disponibilidade e interesse dos participantes. Para maiores informações, entre em contato com o bibliotecário da Liga Contra o Câncer – Ensino e Pesquisa e descubra a BDJT que você ainda não conhece!

Tutoriais

Com o intuito de favorecer e simplificar a pesquisa científica, disponibilizamos abaixo materiais que auxiliarão no processo. Os materiais são elaborados pela equipe da BDJT e do NUP/LIGA, e são periodicamente revisados. Se ainda houver dúvidas, não hesite em procurar o bibliotecário através do agendamento dos serviços online.

TOP 5 -BDJT

A título de informação apresentamos o TOP 5 - BDJT dos livros mais consultados, de acordo com as estatísticas de uso e de empréstimos da biblioteca. Se você interessou-se por algum deles e deseja consultar ou fazer o empréstimo, não deixe de ir à BDJT e veja com o bibliotecário as condições para o empréstimo domiciliar. Estes títulos e muitos outros estão a disposição de todos os usuários Liga, devidamente cadastrados.

1- Como ler artigos científicos: fundamentos da Medicina baseada em evidências – O livro se configura como uma introdução ideal à medicina baseada em evidências. Explica o que procurar em diferentes tipos de artigos e qual a melhor forma de avaliação. A linguagem é clara e objetiva, sendo útil indicado de estudantes a profissionais da área da saúde.

2- Gravidez e identidade do casal.O livro comentar a respeito da inserção da mulher no mercado de trabalho e na postura do homem que começa a ajudar de maneira mais efetiva da criação dos filhos, desde o nascimento. Neste livro, a autora analisa em profundidade como estas transformações estão se processando.

3- Diabetes e hipertensão na gravidez: manual de orientação.O livro é voltado para que o profissional da saúde encontrará orientações para rastrearprecocemente o aparecimento do Diabete e da Hipertensão, de forma a intervir e modificar seu curso e contribuir para que a morbidade e amortalidade materno-fetal delas decorrentes, sejamdrasticamente reduzidas

4- Epidemiologia clínica: elementos essenciais. A obra aborda os princípios da medicina baseada em evidências, com cobertura das revisões sistemáticas e da gestão do conhecimento, bem como de outros tópicos fundamentais, dentre eles diagnóstico, frequência, risco, prognóstico, tratamento e prevenção.

5 - Redação de artigos científicos: métodos de realização, seleção de periódicos, publicação. A obra ajuda a escrever artigos como também a ter uma visão atual, crítica e consequente sobre o papel do artigo na divulgação científica. Recomendado para as disciplinas Metodologia Científica e Metodologia De Pesquisa de cursos de graduação. Indicado para pós-graduandos e pós-graduados que têm em vista produzir artigos científicos e alcançar publicação em periódicos.