Biblioteca Dr. José Tavares - BDJT

Apresentação

Há 20 anos, precisamente no dia 17 de Julho de 1999, iniciam-se as atividades da Biblioteca Dr. José Tavares – BDJT. Construída no prédio anexo ao Hospital Dr. Luiz Antônio – HLA, e administrativamente subordinada ao antigo Departamento de Ensino, Pesquisa e Educação Comunitária – DEPECOM, apresentava como finalidade proporcionar aos estudantes e estagiários nos diversos cursos da área da saúde, a possibilidade de realização de estudos e pesquisas no tocante a prevenção, o diagnóstico e o tratamento oncológico.

Situada atualmente na Liga Contra o Câncer - Ensino e Pesquisa, a BDJT ampliou a sua missão para, com compromisso e ética, fomentar o ensino, a pesquisa e a inovação. Ao longo dos anos, o perfil do usuário também se modificou: além dos habituais estudantes de graduação e estagiários, vieram os alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC/LIGA, os residentes nas áreas de oncologia, residentes da equipe multiprofissional e os demais pesquisadores da comunidade médica, além dos colaboradores da instituição.

O espaço físico da nossa biblioteca dispõe de ambiente climatizado e com acesso à rede Wi-fi, mesa para estudo em grupo, cabines para estudos individuais e estações de internet para acesso a fontes de informação e de interesse acadêmico como o Portal de Periódicos CAPES, o UpToDate, LexiComp, Plataforma Brasil, Plataforma Lattes, entre outros.

O acervo (link) é voltado para as áreas de Medicina, Psicologia, Nutrição, Serviço Social, Fisioterapia, Enfermagem, Fonoaudiologia bem como Oncologia Clínica, Oncologia Cirúrgica, Mastologia, Radioterapia, Oncopediatria e Medicina Intensiva.

A BDJT está aberta à comunidade em geral para consultas locais, entretanto, só é permitido o empréstimo domiciliar aos usuários vinculados à Liga. A saber, médicos, colaboradores e os residentes da instituição. O empréstimo é realizado de acordo com prazos e limites previamente determinados pelo bibliotecário e a coordenação de ensino da Escola de Oncologia.

Patrono

Aos catorze dias de Dezembro de 1900, nasce José Tavares da Silva, filho de João Félix da Silva e Dona Marquilina Tavares da Silva. Em sua trajetória estudantil, foi discente de instituições como o Colégio Diocesano Santo Antônio e o Atheneu Norte-Rio-Grandense, entretanto, devido às crises no ensino da época, concluiu seus estudos da Educação Básica, em João Pessoa, no ano de 1920.

No ano posterior, matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Durante a graduação enfrentou vários problemas de ordem financeira, precisando da ajuda de parentes e amigos para se manter. Após muitos esforços formou-se médico em 1926. Logo após a sua formatura, regressa a Natal para dar início a sua jornada profissional e ingressa no corpo médico do Hospital Juvino Barreto, sob a direção de Dr. Januário Cicco.

Durante toda a trajetória médica, várias foram as viagens internacionais, no intuito de presenciar novos procedimentos, aperfeiçoar os conhecimentos e trazer as melhores possibilidades para quem precisava. O primeiro convite foi do Instituto Germano Ibero-Americano para conhecer as realidades da Alemanha e da Áustria, onde freqüentou centros cirúrgicos de destaque da época. Além destes países, visitou também a Itália, Suíça, Suécia, França, Portugal, Argentina e Estados Unidos.

Sobre a atuação pública, diversas e importantes foram as suas funções desempenhadas em solo potiguar. Em 1930 (e, posteriormente, em 1947) foi nomeado Diretor do Departamento de Saúde Pública. Foi chefe do Serviço do Pronto Socorro e chefe da Clínica do Hospital Miguel Couto, atualmente o Hospital Universitário Onofre Lopes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – HUOL/UFRN.

Foi fundador da Sociedade de Medicina e Cirurgia do Rio Grande do Norte, além de Diretor-Presidente da Casa de Saúde São Lucas e Presidente do Sindicato Médico do Rio Grande do Norte. Na UFRN, assumiu as disciplinas de Anatomia para as Faculdades de Farmácia e Odontologia bem como a disciplina de Clínica Cirúrgica para a Faculdade de Medicina. Ocupou ainda a cadeira de número 38 da Academia Norte-Rio-Grandense de Letras, devido a sua oratória, objetividade de expressão, além da linguagem irrepreensível, simples e com elegância própria.

Em comunhão com Dr. Luiz Antônio, seu grande amigo, e com outros grandes nomes da área médica, fundaram a Liga Norte Riograndense Contra o Câncer – LNRCC, em 1949. Entre meados de 1950 e dos anos 1970, ocupou a posição de Presidente da LNRCC. Dr. Onofre Lopes, em suas palavras proferidas em uma saudação, afirmou que os feitos de Dr. Luiz Antônio e de Dr. José Tavares, em sua época, fizeram uma verdadeira “revolução na medicina local”.

Diante de todo seu histórico e importância para a sociedade bem como forma de enaltecer a figura deste ilustre personagem, nomeou-se em 1999 este espaço de disseminação da informação e fomento a pesquisa como Biblioteca Dr. José Tavares.

Acervo

O acervo da Biblioteca Dr. José Tavares (BDJT), é composta por Livros e periódicos os quais podem ser acessados pelo catálogo online da Biblioteca.

A organização é feita conforme a Classificação Decimal Universal – CDU, onde o conhecimento humano é classificado, de forma padronizada, através de números e sinais. A CDU se configura como um instrumento de indexação e recuperação da informação que representa tematicamente os assuntos dos documentos. Este instrumento se divide em 10 classes e que se subdividem de forma decimal, partindo do conceito geral para o específico.

O acervo da BDJT é atualizado através da aquisição de materiais informacionais por doação e compra, mediante solicitação da comunidade médica e multiprofissional, bem como demanda interna dos cursos e, posteriormente, analisada pelo bibliotecário e demais responsáveis da Liga Contra o Câncer - Ensino e Pesquisa.

Através do link, o usuário pode consultar o acervo remotamente e também renovar os seus empréstimos.

Observação: é importante que o usuário faça o seu cadastro com o bibliotecário para poder ter acesso a renovação via catálogo online.

Serviços

Os serviços disponibilizados pela BDJT apresentam como foco promover o acesso e disseminação de informações científicas como também orientar aos usuários e pesquisadores na busca às fontes informacionais.

Abaixo segue-se os principais serviços disponibilizados em nossa biblioteca.

Cadastro na BDJT: realizado exclusivamente na biblioteca com o bibliotecário. No momento, são solicitados dados pessoais e a criação de senha numérica para serviços como empréstimos e renovação online.

Orientação à Normalização Acadêmica: mediante agendamento prévio, fazem-se considerações quanto ao uso e aplicação normas técnicas para a padronização de trabalhos acadêmicos. Os padrões normalizadores orientados são exclusivamente a norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e a norma Vancouver, a depender da solicitação do usuário. O serviço precisa ser agendado com antecedência mínima de 72h (três dias úteis) com o bibliotecário e deverá atender a ordem das demandas anteriores.

Catalogação na Fonte: serviço destinado exclusivamente aos residentes LIGA em fase final dos Programas de Residência. Configura-se na elaboração da Ficha Catalográfica dos Trabalhos de Conclusão de Curso, conforme os principais padrões e instrumentos de tratamento de informação: o Código de Catalogação Anglo-americano (AACR2), Classificação Decimal Universal (CDU) e Vocabulários Controlados. O serviço precisa ser agendado com antecedência mínima de 72h (três dias úteis) com o bibliotecário e deverá atender a ordem das demandas anteriores.

Computadores para acesso à Internet: serviço com finalidade informacional oferecido, prioritariamente, à comunidade interna de pesquisadores. O acesso deve ser solicitado ao bibliotecário, que direcionará o usuário para preenchimento de dados com fins estatísticos.

Consulta ao Acervo: consulta local disponível para todos os usuários internos e externos da LIGA, de acordo com o horário de funcionamento da biblioteca.

Devolução de materiais: poderá ser realizada pelo próprio usuário ou por terceiros, respeitando o prazo de até 15 minutos antes do encerramento do expediente da Biblioteca.

Empréstimo Domiciliar: destinado, exclusivamente, aos profissionais, residentes, estagiários e corpo técnico-administrativo da Liga, desde que devidamente habilitados e cadastrados na Biblioteca. O usuário deverá apresentar um documento com foto no momento do empréstimo.

Renovação: possibilita ao usuário que já fez o empréstimo, estender o prazo de entrega do seu material. Este procedimento por ser realizado apenas uma vez, de maneira presencial, respeitando o prazo de até 15 minutos antes do encerramento do expediente da Biblioteca, ou online, mediante acesso ao catálogo online.

Levantamento Bibliográfico: consiste no auxílio do bibliotecário na orientação e localização de fontes informacionais físicas e digitais (livros, periódicos, artigos científicos, dissertações e teses) sobre temática específica de estudo. O serviço deve ser agendado com antecedência mínima de 72h (três dias úteis) com o bibliotecário e deverá atender a ordem das demandas anteriores.

Agendamento de Serviços: Com o intuito de otimizar o tempo dos usuários e oferecer melhores serviços de informação, a BDJT disponibiliza um canal online para agendamento prévio. É importante lembrar que todas as solicitações, passarão por análise e confirmação do bibliotecário. Agendamento.